Nolan Bushnell - Biografia
O escritor e jornalista Steve L. Kent, autor do livro The Ultimate
History of Videogames, descreve Nolan como um mórmon que nasceu em Utah,
no ano de 1943. Na época em que ele deveria ter entrado na Universidade
de Utah, Nolan Bushnell perdeu o dinheiro da inscrição em uma partida
de poker. Por isso, foi trabalhar em uma loja de fliperamas no norte de
Salt Lake City. Lá ele aprendeu a montar os arcades e descobriu a
importância da indústria de videogames que começava a surgir naquelas
casas de jogos.
Nolan também teve contato com um jogo de computador chamado Spacewar!,
que é considerado o primeiro game eletrônico criado. Foi com esse jogo
que o empreendedor teve uma ideia: Por que não transformá-lo em um
fliperama? Dessa iniciativa nasceu o Computer Space, em 1971.
Bill Nutting criou a empresa Nutting Associates em 65, para fabricar
máquinas de arcade. Ao descobrir a ideia de Nolan Bushnell com Computer
Space, Nutting o contratou para produzir 1500 máquinas do game. No
entanto, apenas uma quantidade entre 500 e 1000 máquinas foram vendidas.
Com esse fracasso, Nolan pediu demissão e foi criar sua própria
empresa.
O nome Atari
surgiu de um jogo de mesa japonês chamado Go. Atari é quando uma pedra
preta está seguida por uma pedra branca à esquerda, outra branca à
direita e mais uma branca abaixo. A empresa foi fundada em 1972 por
Nolan Bushnell e Ted Dabney. Assim que criaram a companhia, eles
contrataram Allan Alcorn para se tornar o primeiro engenheiro de design
da empresa. Alcorn seria responsável pelo primeiro fliperama de sucesso
da Atari: Pong.
O clássico Pong (Foto: Divulgação)
O ano de 1972 trouxe fatos que ajudaram a Atari de Nolan Bushnell a
alcançar o sucesso. O índice Dow Jones bateu 1000 pontos pela primeira
vez na bolsa de valores de Nova York. A economia norte-americana parecia
muito melhor do que na década de 60, durante a Guerra do Vietnã. O
investimento inicial na Atari foi de US$ 250 de cada um dos dois
fundadores. A empresa chegou a atingir o patamar de US$ 2 bilhões, se
tornando uma companhia de crescimento rápido nos Estados Unidos na
época.
A primeira máquina da Atari foi inspirada também em um jogo que já
existia. Nolan Bushnell conheceu o game Tennis, do Magnavox Odissey e
pediu para que Al Alcorn fizesse um fliperama com ele. Alcorn, o segundo
funcionário da empresa, criou um jogo com barrinhas e uma bola central
que parecia mais com squash do que com pingue-pongue. Os sons foram
retirados de uma televisão preto e branca que foi incorporada com o
arcade. Pong nasceu no mesmo ano da fundação da companhia e, no final de
1974, tinha vendido 8000 unidades.
Nolan Bushnell foi processado por Ralph Baer, o criador do Magnavox
Odyssey, que tinha lançado um jogo similar para seu console doméstico.
Com uma licença paga pela Atari, Nolan evitou um processo de US$ 1,5
bilhão para a empresa. O licenciamento não saiu barato, mas o preço de
US$ 700 mil pela licença ficou muito abaixo da multa que a empresa
receberia pela cópia indevida.
Entre 1974 e 1977, a Atari passou por uma transformação com o sucesso
de Pong e de outros jogos eletrônicos para fliperamas. Segundo o
jornalista Steven L. Kent, a empresa se transformou em uma “Meca notória
de abuso de drogas”, repleta de hippies e de viciados em entorpecentes.
Nolan se transformou em um CEO obsessivo por passar concorrentes nas
vendas dos fliperamas e dedicou boa parte de seus anos na Atari para
criar uma rede efetiva de distribuição de máquinas, que não dependesse
de terceiros.
Home Pong (Foto: Divulgação)
Nolan Bushnell criou com seus engenheiros uma versão doméstica de Pong,
chamada Home Pong, que foi lançada em 1975. O console ultrapassou o
Odyssey da Magnavox. Leis americanas mais duras passaram a vigorar
contra a presença de fliperamas e games violentos em público no ano de
76. No mesmo período, a empresa acabou vendida para a Warner
Communications. Nolan passou a dividir a presidência com Ray Kassar, um
executivo mais formal e que chegava cedo para trabalhar, às 7h da manhã.
Nolan Bushnell era mais a favor de “trabalhar de forma inteligente, não
de forma dura”, o que permitia um certo desleixo com seus próprios
funcionários.
Em 1977, a Atari lançou o console Atari 2600, popularizando ainda mais
os jogos eletrônicos domésticos. No ano seguinte, Nolan Bushnell deixou a
Atari por divergências com a diretoria e a compra feita pela Warner.
Ele aproveitou para tocar um negócio de restaurantes chamado Pizza Time
Theaters, onde as pessoas poderiam comer pizzas e jogar games da Atari.
As unidades da empresa se chamavam Chuck E. Cheese e tinham um rato robô
como mascote.
No ano de 1979, fliperamas japoneses e games como Space Invaders
recuperaram a indústria de games no período. Pouco tempo depois, em
1983, a rede de Chuck E. Cheese passaram a enfrentar problemas
financeiros sérios. Em 84, a empresa pediu falência e Nolan Bushnell
vendeu a companhia para a concorrente ShowBizz Pizza. A companhia existe
até os dias de hoje.
Na cidade de Sunnyvale, na California, Nolan Bushnell criou a Catalyst
Technologies em 1981. Com sua saída da ShowBizz Pizza, Nolan passou a se
dedicar à nova empresa, que se tornou uma das primeiras incubadoras de
negócios de tecnologia. A companhia investiu em nomes como Androbot,
Etak, Cumma, e Axlon, voltados para software e entretenimento.
Na década de 1990, Nolan se tornou consultor de uma pequena
desenvolvedora de games chamada PlayNet. A empresa foi comprada pela
Aristo. Eles desenvolveram tecnologia touch para sistemas de fliperama e
jukeboxes digitais, com músicas retiradas da internet. A empresa foi
dissolvida em 1997.
Em 2000, Nolan Bushnell criou uma empresa chamada uWink, novamente com
foco em games eletrônicos dentro de restaurantes. A companhia fez um
jogo chamado Zilionaire, baseado no game Who Wants To Be A Millionaire?
No ano de 2010, a uWink fechou suas lojas e anunciou que venderia seus
serviços com o novo nome de Tapcode. Antes dessa mudança, a empresa
enfrentou problemas financeiros com a crise econômica nos Estados
Unidos.
Atualmente
Em abril de 2010, Nolan Bushnell foi chamado para retornar ao conselho
de administração da Atari com Tim Virden. No dia 21 de janeiro de 2013, a
Atari pediu falência.
A companhia atualmente quer se separar do grupo francês conhecido pelo
nome Infogrames e procura fundos independentes. A companhia da França
não dá lucros desde 1999. Com a mudança, a Atari Inc., Atari
Interactive Inc., Humongous Inc. e California US Holdings Inc., o braço
americano da empresa, se tornariam independentes da Atari SA, que
controla a Infogrames na Europa.