HISTÓRIA










A evolução dos Videogames

1ª Geração (1972-1977)


Formada por três aparelhos de entretenimento eletrônico, entre eles o famoso PONG, que simulava um jogo de tênis.

Odyssey 100, lançado também em 1975, primeiro console da série Magnavox. O aparelho vinha com dois jogos: tênis e hockey no gelo. Com gráficos simples (no mesmo estilo de Pong), o Odyssey 100 foi um marco histórico por ter sido o primeiro videogame caseiro a usar cartuchos e foi comercializado antes de Pong.





Pong, lançado também em 1975 feito em uma máquina de arcade caseira por dois programadores. O videogame envolve a famosa história de que os autores teriam deixado a máquina em um bar para testes. Ela funcionava a base de moedas, e no dia seguinte encontraram-na cheia de moedinhas, sinal de sucesso. Mais tarde o jogo ganhou versão comercial.



Coleco Telstar, videogame da Coleco que foi o líder da primeira geração de consoles. O videogame também vinha com uma cópia de Pong na memória e foi o líder principalmente pelo seu baixo preço, cerca de 50 dólares.






2ª Geração (1976-1984)

A segunda geração foi uma das mais conturbadas e agitadas da história. Uma série de consoles (e cópias) foram lançados esta época. Além disso, foi a geração que precedeu a ascensão das hoje gigantes Sega e Nintendo, antes do crash de 83. Foi nessa geração que nasceram os primeiros portáteis e marcou o nascimento de grandes franquias.

Fairchild Channel F, lançado em 1976, foi o ponta-pé inicial na segunda geração. Fez um relativo sucesso até a chegada do primeiro Atari e teve 26 jogos lançados até o seu prematuro fim (1 ano).







- Atari 2600, foi lançado em 1977. Até hoje é um dos mais famosos aparelhos de videogame da história e fez muito sucesso no Brasil, além de inspirar a onda cult do revival dos anos 80 (época em que fez sucesso por aqui).



Odyssey 2, lançado em 78 pela Magnavox, mais conhecido no Brasil sem o ² que o acompanhava no título. O console trazia gráficos superiores aos da concorrência em geral.



- Intellivision, lançado em 1980 pela Mattel foi uma revolução pois era um console de 16BIT, superior aos outros. Porém, custava o proibitivo valor para a época de 300 dólares. Ainda assim, fez muito sucesso e foi o primeiro videogame a trazer assessórios extras além dos joysticks, como um microfone e um teclado.



- Na segunda metade da geração, a Atari atualizou seu aparelho lançando o Atari 5200, mas graças ao crash de 83, o produto foi considerado um fracasso e descontinuado.

- O ColecoVision, novo videogame da série Coleco, foi lançado em 1982 e teve cerca de 170 jogos produzidos.

- O Arcadia 2001 viria para tomar o posto da gigante Atari e da Coleco, porém, mesmo com gráficos acima da média, foi um fracasso comercial. Lançado em 1982.

- Muita gente pensa que o primeiro console da Sega foi o Master System. Errado, foi o SG-1000 ou SEGA-1000. O videogame porém não alcançou o sucesso esperado e chegou a ter uma reformulação o SEGA-1000 II e posteriormente SEGA-1000 Mark III (este na verdade uma versão primária do Master System), que só foram lançados no Japão.

- O Vectrex foi outro pequeno revolucionário para sua época. Lançado em 82, o videogame vinha com um monitor embutido e gráficos vetoriais (revolucionários!), além de dois joysticks.

- Os portáteis Nintendo Game & amp; Watch e Milton Bradley Microvision foram lançados nesta época, entre 1979 e 1980.

Nasceram nesta geração famosas franquias como: Frogger, Donkey Kong, Mario Bros, Pac-Man, Pitfall, Space Invaders e Asteroids.

O crash dos videogames: Ocorrido entre 1983 e 1984, foi a "pausa" da indústria. O mercado estava saturado e lotado de games de qualidade duvidosa. Foi quando os usuários começaram a migrar dos consoles para os computadores. Até que, em 85, Sega e Nintendo entraram de vez na jogada.

3ª Geração (1983-1992)

A geração de 8-bits, lançamento e ascensão de grandes nomes no mercado como Sega e Nintendo. O início de uma rivalidade duradoura.

- No mercado japonês, era lançado o pequeno Famicon, em 1983, que seria mais conhecido como Nintendo Entertainment System, ou NES, nos Estados Unidos em 1985. Um marco histórico, o NES teve os primeiros RPGs de videogame lançados na história, além do grande sucesso Super Mario Bros, que sairia dos fliperamas de Donkey Kong para estrelar seu próprio jogo. Entre os jogos mais vendidos da plataforma estão Legend of Zelda, Metroid, Dragon Quest, Final Fantasy e Megaman. O NES também ganharia mais tarde uma série de assessórios como a pistola Zapper e a luva Power Glove. O jogo mais vendido do NES foi Super Mario Bros 3.



- A SEGA não ficou pra trás e lançou o concorrente direto do pequeno Nintendinho. Em 1986, nascia o Master System. Mesmo com o baixo sucesso no Japão, a Sega lançou seu novo aparelho em todo mundo e conseguiu sucesso imediato na batalha contra a Nintendo. O aparelho teve franquias da Sega e sucessos do console como Alex Kidd, Double Dragon, Shinobi e o RPG Phantasy Star. Mais tarde também ganhou um Sonic, mascote da empresa que nasceu no Mega Drive. O Master System teve uma forte expressão no Brasil graças ao seu lançamento nacional pela Tec Toy.





- Correndo por fora estava a Atari com o seu Atari 7800, lançado em 86 para competir com os novos 8-bits. Porém, sem grande apoio das softhouses da época, que direcionavam todos os seus esforços para a Sega e Nintendo, o console não alcançou sucesso.



4ª Geração (1987-1996)  

A era dos 16-bits havia começado. A rivalidade entre Sega e Nintendo já estava mais do que acirrada. A Sega criou seu mascote, Sonic the Hedgehog, para competir diretamente com Mario. Além disso, tivemos também a evolução dos portáteis com o surgimento do lendário Game Boy.

- A nova geração estava aí, os consoles de 16-Bit eram realidade. O PC Engine foi lançado no Japão com gráficos de ponta e jogos que se tornariam clássicos. Mais tarde, ganhou um upgrade e se tornou o TurboGraphx-16, para ser lançados nos Estados Unidos.



- A SEGA crescia na disputa com sua concorrente e lançara o Mega Drive ou Genesis, com poder gráfico de 16-bit e uma vantagem em relação ao seu concorrente: velocidade. Seus gráficos eram processados com mais rapidez e fluidez na tela, gerando excelente games de corrida, ação e esportes em geral. Mais tarde o Mega Drive ainda ganharia adicionais como o Sega CD e o Sega 32X, possibilitando jogos com gráficos mais potentes e em CD, a mídia sensação da época. Porém, o pobre Mega ficava um trambolho com todos esses assessórios e a coisa não foi pra frente.



- A Nintendo chegava com seu Super NES, ou SNES, também com iguais 16-Bit de processamento e grandes títulos como Super Mario World e Legend of Zelda A Link to the Past, um clássico relembrado até os dias de hoje. Em resposta ao Sega CD e o 32x, a Nintendo queria lançar um drive de CD para o Super NES em parceria com a Sony. A Nintendo, porém rompeu o acordo e o refez com a Philips, desenvolvendo o CD-i, um dos maiores fracassos da história. A Sony, no entanto, levou a idéia adiante como veremos mais para a frente...




- A Neo Geo ainda tentou lançar seu próprio console caseiro, mas não deu muito certo pois os cartuchos (que tinham sucessos dos fliperamas) eram extremamente caros.



- Os portáteis iniciaram sua era de ouro. O fantástico Game Boy nasceria nesta geração e depois iria ganhar outras variações como Color e Pocket. A Atari tentou travar batalha com o portátil Lynx, que não deu muito certo, assim como outro concorrente, o Watara Supervision. Quem chegou mais próximo de bater a hegemonia da Nintendo e seu Game Boy foi a Sega, com o Game Gear e sua tela colorida e posteriormente o Nomad, um Mega Drive portátil.

Um fato importante a se citar nesta geração foi o crescimento de grandes fraquia, principalmente da Nintendo, como Metroid e Zelda, graças a sucessos do SNES.

5ª Geração (1993-2002)

A era onde as coisas começaram a se definir até chegar no ponto que estamos hoje. O início da queda da Sega e a desistência definitiva da Atari no mercado de consoles. Além do nascimento do todo poderoso PlayStation.

- Como foi dito logo acima, aqui a Atari joga a toalha após o lançamento de seu Atari Jaguar, o videogame que prometia ser o mais poderoso de todos, pois era o primeiro a ser lançado com alardeados 64-bits de processamento. A propaganda não deu retorno e o console não teve muito tempo de vida.



- Por outro lado, a Nintendo voltaria em grande estilo com o Nintendo 64, conhecido anteriormente como Ultra 64. O novo console até vendeu bem, foi revolucionário até certo ponto, gerou clássicos como Super Mario 64 e Zelda Ocarina of Time, mas não conseguiu fazer frente ao seu maior rival da época, o PlayStation (abaixo). A maioria dos concorrentes estava já utilizando os jogos em CD, enquanto a Nintendo ainda estava com o cartucho, que foi outro ponto decisivo nesta guerra;



- Um dos maiores sucessos no mundo todo, o PlayStation, da Sony, que nasceria em 1994 no Japão e tinha 32-bits, após uma parceria rompida com a Nintendo que iria gerar um assessório de CD para o Super NES. Apesar de ser relativamente caro, o PlayStation fez muito sucesso graças as "third party", empresas que fazem os jogos para vários consoles, como a Konami, Capcom e etc. Títulos de peso como Final Fantasy (da Square) e Metal Gear Solid migraram definitivamente para a plataforma e fizeram nome. Aqui também nasceu a franquia Winning Eleven, da Konami.



- A SEGA novamente não perdeu tempo e lançou o que seria seu penúltimo suspiro no mundo dos hardwares, o Sega Saturn. Também utilizando CDs, o Saturn era até mais poderoso do que o PlayStation (apesar de ser também de 32-bits) mas não chegava nem perto de ser o mais preferido dos jogadores, ficando somente para os fãs da Sega, com games como Virtua Fighter e Sonic R.



- Nos portáteis, a chegada do Wonderswan, do Neo Geo Pocket e do Game.Com, aparelhos que não deram muito certo, dando continuidade à hegemonia do Game Boy, da Nintendo.

As franquias continuavam a surgir e crescer. Além dos já citados Final Fantasy, Mario, Zelda e Metal Gear, outra importante série nasceu nesta geração: Resident Evil, definindo o conceito de horror nos games.

6ª Geração (1998-2006)

A era dos 128-bits chegara. A morte da Sega no ramo de hardware, o nascimento do console da Microsoft e a acirrada disputa pelo primeiro lugar, que seria definida no final da geração.

- A festa da SEGA acabou, os fãs ficaram desolados mas seu último console foi o Dreamcast, lançado em 1998 e dando o pontapé inicial na "nova geração", mas sendo concorrente inicialmente do PS1 e do Nintendo 64. O apoio da própria SEGA ao seu console foi maciço, com títulos pesos-pesados como Shenmue, Sonic Adventure (1 e 2), Power Stone e Virtua Tennis. As já citadas mais acima "thirds", responsáveis pela ascensão do PS1, deixaram a desejar no Dreamcast. O console até teve boas inovações como uma câmera, microfone, controle em forma de maracás (para o game Samba de Amigo), mas amargou uma dura e agonizante derrota, quando seu preço foi cortado para 50 dólares, em queima total de estoque.



- Umas saem e outras entram... e foi em 2001 que a Microsoft chegou ao mercado de consoles de mesa, após anos de experiência com PCs. O Xbox, a grande e misteriosa caixa preta e verde, foi sucesso nos Estados Unidos no início com seu poder de processamento superior ao da concorrência, grandes títulos do PC e a rede online Live. Já no Japão, amargou um enorme fracasso, chegando a vender menos do que o PlayStation 1 em alguns momentos.



- A Nintendo desistiria de vez dos cartuchos e entraria na era das novas mídias com o mini-DVD em seu GameCube, o novo videogame da Big N de 128-bits. Mais parecendo um mini-tijolinho colorido, o GameCube foi o segundo colocado no final da geração de 128-bits e fez o sucesso pretendido pela Nintendo. Os games da casa sustentaram o console como Mario Sunshine e o mais vendido da plataforma, Super Smash Bros. Melee.



- A Sony deu vida a mais um membro da família PlayStation. O PS2 vinha para ficar. A Sony tinha duas vantagens: 1 - A marca PlayStation havia formado um novo padrão em videogames e estava muito forte. 2 - O PlayStation 2 também servia como DVD Player, na época o lançamento da vez em termos de mídias de alta definição de imagem e som. Além disso, o console tinha retrocompatibilidade de 100% com os títulos do primeiro PlayStation, que ainda era vendido junto com seu irmão mais novo. Diversas séries de sucesso como Final Fantasy, Metal Gear, Grand Theft Auto e Gran Turismo fizeram a cabeça dos jogadores, além do multiplayer online (que também estava presente em outros consoles, mas aqui com mais força, graças a jogos como SOCOM) levaram o PS2 à liderança absoluta da geração. Prova disso é que até hoje é o único videogame da geraão de 128-Bits em ativa, com vendas relativamente altas e lançamentos quentes no mercado.



- Nesta geração se desenvolveram os jogos online, que era coisa relativamente antiga no PC. PS2 e Xbox tiveram expressiva participação neste nicho, enquanto o GameCube infelizmente teve pouquíssimos títulos lançados com a funcionalidade. O Dreamcast, enquanto viveu, também teve boa participação com Phantasy Star Online e outros.

- Os portáteis continuaram a evoluir. Na mesma época seria lançado o N-Gage e o Neo Geo Pocket Color, além de uma nova versão do Wonder Swan, que não fizeram sucesso simplesmente por conta do upgrade do Game Boy, que chegava ao mercado como Game Boy Advance, com gráficos que chegavam perto do primeiro PlayStation, uma revolução para seu tempo.

7ª Geração (2004-atualmente)

A nova geração está aí e ainda não se definiu. Até o momento, a Nintendo retomou o primeiro lugar, coisa que não possuía desde o Super NES. A Sony anda capenga com seu PlayStation 3 e o Xbox 360, da Microsoft, teve um grande sucesso ante a ausência dos outros dois e agora começa a cair. O mundo dos games é totalmente imprevisível, tudo pode acontecer.

- O primeiro console da chamada "next-gen" a ser lançado foi o Xbox 360, em 2005. Os gráficos super realistas e em alta definição, na época novidade, foram o grande chamariz deste console que até então competia com os "fracos" PlayStation 2 e GameCube. O início foi promissor, grandes franquias, Halo 3 vindo aí (o titulo de maior sucesso do grande X)... mas a Microsoft encontrou problemas no caminho. Primeiro que, igualmente ao primeiro Xbox, o 360 não vendeu muito bem no Japão, com poucos boosts com lançamentos de games orientais como Blue Dragon. O segundo foi um problema técnico, chamado de 3 red lights, ou três luzes vermelhas em bom português. Trata-se de um problema da arquitetura do console, causado por razões dúbias e que literalmente mata o aparelho, impedindo-o de funcionar ou rodar jogos. Mesmo assim, com vendas relativamente baixas, a Microsoft segue firme no mercado, até mesmo roubando exclusividades de franquias até então do PlayStation, como Grand Theft Auto. O serviço Xbox Live ganhou força aqui, sendo o mais acessado para multiplayer online entre os três videogames.



- Os outros dois videogames chegaram depois, o Wii primeiro, da Nintendo. De início, o console foi motivo de chacota, pelo nome considerado "bobo e infantil". Porém, após os lançamentos, os números não mentiam: a Nintendo estava no topo novamente. A jogabilidade revolucionária, graças ao wii-remote, o controle com sensor de movimentos, fez do Wii a sensação desta "gen". É correto afirmar que seu grafismo não chega perto dos concorrentes atuais, mas a jogabilidade interativa e os títulos fortes da Big N, como Mario Galaxy e Super Smash Bros., fazem do Wii um sucesso em todo o mundo. A Nintendo também optou por dar um impulso em seu universo multiplayer online, lançando no Wii a Nintendo Wi-Fi Conection (usada também no Nintendo DS).



- Dúvidas, receios e arrogância marcaram o lançamento do PlayStation 3 em todo o mundo. A Sony estava marcada como a grande vilã do jogo, graças ao console extremamente caro (cerca de 600 dólares) e a certeza de que seria a campeã, dado o seu histórico do PS1 e PS2. Infelizmente para os fãs da empresa, o console não foi bem no início. Lançado próximo do Wii, em 2006, o PS3 teve vendas iniciais baixas, jogos de lançamento sem expressão ou apelo comercial. O grande trunfo recente da Sony foi o fato de seu novo console ser também um player de blu-ray, o formato de disco em alta definição. A guerra dos formatos foi definida tendo o blu-ray como vencedor, o que impulsionou as vendas do PlayStation 3. Grandes títulos como Metal Gear Solid e Final Fantasy (a série principal ao menos) se mantém fiel ao console, sendo também outros trunfos para o ano de 2008 e além.



- Nos portáteis, a guerra entre Sony e Nintendo também ficou acirrada. Nintendo DS e PSP, o PlayStation portátil chegaram pra travar uma batalha de vendas e jogos que dura até hoje, desde o lançamento do primeiro, em 2004. O NDS tem como grande arma uma tela sensível ao toque, como nos computadores de mão, ou palms. Já o PSP ganha pelo grafismo impecável, algo impensado para um aparelho de bolso. O N-Gage, da Nokia, foi descontinuado como aparelho e relançado como um sistema de distribuição de jogos para celulares da empresa.