A evolução dos Videogames
1ª Geração (1972-1977)
- Coleco Telstar, videogame da Coleco que foi o líder da primeira geração de consoles. O videogame também vinha com uma cópia de Pong na memória e foi o líder principalmente pelo seu baixo preço, cerca de 50 dólares.
2ª Geração (1976-1984)
A segunda geração foi uma das mais conturbadas e agitadas da história. Uma série de consoles (e cópias) foram lançados esta época. Além disso, foi a geração que precedeu a ascensão das hoje gigantes Sega e Nintendo, antes do crash de 83. Foi nessa geração que nasceram os primeiros portáteis e marcou o nascimento de grandes franquias.
- Fairchild Channel F, lançado em 1976, foi o ponta-pé inicial na segunda geração. Fez um relativo sucesso até a chegada do primeiro Atari e teve 26 jogos lançados até o seu prematuro fim (1 ano).
- Atari 2600, foi lançado em 1977. Até hoje é um dos mais famosos aparelhos de videogame da história e fez muito sucesso no Brasil, além de inspirar a onda cult do revival dos anos 80 (época em que fez sucesso por aqui).
- Odyssey 2, lançado em 78 pela Magnavox, mais conhecido no Brasil sem o ² que o acompanhava no título. O console trazia gráficos superiores aos da concorrência em geral.
- Intellivision, lançado em 1980 pela Mattel foi uma revolução pois era um console de 16BIT, superior aos outros. Porém, custava o proibitivo valor para a época de 300 dólares. Ainda assim, fez muito sucesso e foi o primeiro videogame a trazer assessórios extras além dos joysticks, como um microfone e um teclado.
- Na segunda metade da geração, a Atari atualizou seu aparelho lançando o Atari 5200, mas graças ao crash de 83, o produto foi considerado um fracasso e descontinuado.
- O ColecoVision, novo videogame da série Coleco, foi lançado em 1982 e teve cerca de 170 jogos produzidos.
Formada por três aparelhos de entretenimento eletrônico, entre eles o famoso PONG, que simulava um jogo de tênis.
- Odyssey 100, lançado também em 1975, primeiro console da série Magnavox. O aparelho vinha com dois jogos: tênis e hockey no gelo. Com gráficos simples (no mesmo estilo de Pong), o Odyssey 100 foi um marco histórico por ter sido o primeiro videogame caseiro a usar cartuchos e foi comercializado antes de Pong.
- Pong, lançado também em 1975 feito em uma máquina de arcade caseira por dois programadores. O videogame envolve a famosa história de que os autores teriam deixado a máquina em um bar para testes. Ela funcionava a base de moedas, e no dia seguinte encontraram-na cheia de moedinhas, sinal de sucesso. Mais tarde o jogo ganhou versão comercial.
A segunda geração foi uma das mais conturbadas e agitadas da história. Uma série de consoles (e cópias) foram lançados esta época. Além disso, foi a geração que precedeu a ascensão das hoje gigantes Sega e Nintendo, antes do crash de 83. Foi nessa geração que nasceram os primeiros portáteis e marcou o nascimento de grandes franquias.
- Fairchild Channel F, lançado em 1976, foi o ponta-pé inicial na segunda geração. Fez um relativo sucesso até a chegada do primeiro Atari e teve 26 jogos lançados até o seu prematuro fim (1 ano).
- O ColecoVision, novo videogame da série Coleco, foi lançado em 1982 e teve cerca de 170 jogos produzidos.
- O Arcadia 2001 viria para tomar o posto da gigante Atari e da Coleco, porém, mesmo com gráficos acima da média, foi um fracasso comercial. Lançado em 1982.
- Muita gente pensa que o primeiro console da Sega foi o Master System. Errado, foi o SG-1000 ou SEGA-1000. O videogame porém não alcançou o sucesso esperado e chegou a ter uma reformulação o SEGA-1000 II e posteriormente SEGA-1000 Mark III (este na verdade uma versão primária do Master System), que só foram lançados no Japão.
- O Vectrex foi outro pequeno revolucionário para sua época. Lançado em 82, o videogame vinha com um monitor embutido e gráficos vetoriais (revolucionários!), além de dois joysticks.
- Os portáteis Nintendo Game & amp; Watch e Milton Bradley Microvision foram lançados nesta época, entre 1979 e 1980.
Nasceram nesta geração famosas franquias como: Frogger, Donkey Kong, Mario Bros, Pac-Man, Pitfall, Space Invaders e Asteroids.
O crash dos videogames: Ocorrido entre 1983 e 1984, foi a "pausa" da indústria. O mercado estava saturado e lotado de games de qualidade duvidosa. Foi quando os usuários começaram a migrar dos consoles para os computadores. Até que, em 85, Sega e Nintendo entraram de vez na jogada.
3ª Geração (1983-1992)
A geração de 8-bits, lançamento e ascensão de grandes nomes no mercado como Sega e Nintendo. O início de uma rivalidade duradoura.
- No mercado japonês, era lançado o pequeno Famicon, em 1983, que seria mais conhecido como Nintendo Entertainment System, ou NES, nos Estados Unidos em 1985. Um marco histórico, o NES teve os primeiros RPGs de videogame lançados na história, além do grande sucesso Super Mario Bros, que sairia dos fliperamas de Donkey Kong para estrelar seu próprio jogo. Entre os jogos mais vendidos da plataforma estão Legend of Zelda, Metroid, Dragon Quest, Final Fantasy e Megaman. O NES também ganharia mais tarde uma série de assessórios como a pistola Zapper e a luva Power Glove. O jogo mais vendido do NES foi Super Mario Bros 3.
A era dos 16-bits havia começado. A rivalidade entre Sega e Nintendo já estava mais do que acirrada. A Sega criou seu mascote, Sonic the Hedgehog, para competir diretamente com Mario. Além disso, tivemos também a evolução dos portáteis com o surgimento do lendário Game Boy.
- A nova geração estava aí, os consoles de 16-Bit eram realidade. O PC Engine foi lançado no Japão com gráficos de ponta e jogos que se tornariam clássicos. Mais tarde, ganhou um upgrade e se tornou o TurboGraphx-16, para ser lançados nos Estados Unidos.
Um fato importante a se citar nesta geração foi o crescimento de grandes fraquia, principalmente da Nintendo, como Metroid e Zelda, graças a sucessos do SNES.
5ª Geração (1993-2002)
A era onde as coisas começaram a se definir até chegar no ponto que estamos hoje. O início da queda da Sega e a desistência definitiva da Atari no mercado de consoles. Além do nascimento do todo poderoso PlayStation.
- Como foi dito logo acima, aqui a Atari joga a toalha após o lançamento de seu Atari Jaguar, o videogame que prometia ser o mais poderoso de todos, pois era o primeiro a ser lançado com alardeados 64-bits de processamento. A propaganda não deu retorno e o console não teve muito tempo de vida.
As franquias continuavam a surgir e crescer. Além dos já citados Final Fantasy, Mario, Zelda e Metal Gear, outra importante série nasceu nesta geração: Resident Evil, definindo o conceito de horror nos games.
6ª Geração (1998-2006)
A era dos 128-bits chegara. A morte da Sega no ramo de hardware, o nascimento do console da Microsoft e a acirrada disputa pelo primeiro lugar, que seria definida no final da geração.
- A festa da SEGA acabou, os fãs ficaram desolados mas seu último console foi o Dreamcast, lançado em 1998 e dando o pontapé inicial na "nova geração", mas sendo concorrente inicialmente do PS1 e do Nintendo 64. O apoio da própria SEGA ao seu console foi maciço, com títulos pesos-pesados como Shenmue, Sonic Adventure (1 e 2), Power Stone e Virtua Tennis. As já citadas mais acima "thirds", responsáveis pela ascensão do PS1, deixaram a desejar no Dreamcast. O console até teve boas inovações como uma câmera, microfone, controle em forma de maracás (para o game Samba de Amigo), mas amargou uma dura e agonizante derrota, quando seu preço foi cortado para 50 dólares, em queima total de estoque.
- Os portáteis continuaram a evoluir. Na mesma época seria lançado o N-Gage e o Neo Geo Pocket Color, além de uma nova versão do Wonder Swan, que não fizeram sucesso simplesmente por conta do upgrade do Game Boy, que chegava ao mercado como Game Boy Advance, com gráficos que chegavam perto do primeiro PlayStation, uma revolução para seu tempo.
7ª Geração (2004-atualmente)
A nova geração está aí e ainda não se definiu. Até o momento, a Nintendo retomou o primeiro lugar, coisa que não possuía desde o Super NES. A Sony anda capenga com seu PlayStation 3 e o Xbox 360, da Microsoft, teve um grande sucesso ante a ausência dos outros dois e agora começa a cair. O mundo dos games é totalmente imprevisível, tudo pode acontecer.
- O primeiro console da chamada "next-gen" a ser lançado foi o Xbox 360, em 2005. Os gráficos super realistas e em alta definição, na época novidade, foram o grande chamariz deste console que até então competia com os "fracos" PlayStation 2 e GameCube. O início foi promissor, grandes franquias, Halo 3 vindo aí (o titulo de maior sucesso do grande X)... mas a Microsoft encontrou problemas no caminho. Primeiro que, igualmente ao primeiro Xbox, o 360 não vendeu muito bem no Japão, com poucos boosts com lançamentos de games orientais como Blue Dragon. O segundo foi um problema técnico, chamado de 3 red lights, ou três luzes vermelhas em bom português. Trata-se de um problema da arquitetura do console, causado por razões dúbias e que literalmente mata o aparelho, impedindo-o de funcionar ou rodar jogos. Mesmo assim, com vendas relativamente baixas, a Microsoft segue firme no mercado, até mesmo roubando exclusividades de franquias até então do PlayStation, como Grand Theft Auto. O serviço Xbox Live ganhou força aqui, sendo o mais acessado para multiplayer online entre os três videogames.